Este subfundo contém documentos referentes à atuação de Tarso Dutra como Ministro da Educação e Cultura e recolhem informações relacionadas a relações institucionais do ministério; políticas educacionais e culturais; participação em eventos nacionais e internacionais; reformas administrativas; agendas administrativas; informes e depoimentos, entre outras.
Deste subfundo, merecem especial atenção os documentos oficiais de diferentes órgãos do Estado encarregados da vigilância, monitoramento e perseguição de professores, funcionários e estudantes durante a ditadura brasileira.
O Subfundo Estrada de Ferro Jacuhy se refere ao período de 1916, quando a Companhia Minas do Jacuhy obteve a concessão para a construção da Estrada, até 1920, ano em que a Companhia Minas de Carvão do Jacuhy a transferiu ao Governo federal. Informações que vão desde a Comissão instituída para a construção da Estrada, até as tratativas feitas entre a diretoria da Companhia e a União para solucionar os problemas enfrentados pela CMCJ estão presentes na documentação reunida neste Subfundo, que não se limita, contudo, a ele próprio, mas ultrapassa os seus limites, devido ao estreito vínculo estabelecido entre
a Estrada de Ferro Jacuhy, e as Companhias que se valiam desta via-férrea e seus ramais para escoar suas produções até o Porto do Conde.
Os documentos referem-se às atividades de pesquisa, divulgação e promoção da “cultura gauchesca” (RIO GRANDE DO SUL, 1974) desenvolvidas pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore entre os anos de 1974 e 2017. O conjunto é composto por documentos de diferentes gêneros, com destaque para os documentos textuais organizados em dossiês temáticos, para monografias que tematizam o folclore em suas diferentes manifestações, para o vasto acervo de gênero sonoro e para o acervo iconográfico produzido e acumulado pela instituição.
Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF/IGTF)