Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1916 - 1924 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel,textual
0,12 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Subfundo Estrada de Ferro Jacuhy se refere ao período de 1916, quando a Companhia Minas do Jacuhy obteve a concessão para a construção da Estrada, até 1920, ano em que a Companhia Minas de Carvão do Jacuhy a transferiu ao Governo federal. Informações que vão desde a Comissão instituída para a construção da Estrada, até as tratativas feitas entre a diretoria da Companhia e a União para solucionar os problemas enfrentados pela CMCJ estão presentes na documentação reunida neste Subfundo, que não se limita, contudo, a ele próprio, mas ultrapassa os seus limites, devido ao estreito vínculo estabelecido entre
a Estrada de Ferro Jacuhy, e as Companhias que se valiam desta via-férrea e seus ramais para escoar suas produções até o Porto do Conde.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
O Subfundo Estrada de Ferro do Jacuhy (EFJ) foi estruturado a partir de três séries documentais: Administração Geral, Contabilidade e Almoxarifado. Tais séries apresentam a nomenclatura original de divisões setoriais presentes na própria estrutura organizativa da EFJ. Tais séries, aliadas às tipologias documentais identificadas e aos agentes produtores dos registros, formam, portanto, uma concepção de arranjo estrutural, voltada a refletir – ainda que de forma parcial – a estruturação da EFJ e de seu respectivo fundo. Por seu caráter de vinculação direta à Companhia Minas de Carvão do Jacuhy, sua inicial proprietária e concessionária, a Estrada de Ferro do Jacuhy figura como subfundo pertencente ao fundo da referida companhia, entre os anos de 1916 e 1920. Após esta última data, observa-se certa autonomia do empreendimento em relação à sua entidade originadora e, por tal razão, os documentos passam a integrar um fundo documental próprio.