Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1916 - 1920 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel,textual
0,06 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A série Contabilidade refere-se ao acompanhamento financeiro-contábil das atividades de construção e operação da Estrada de Ferro do Jacuhy até 1920. A série é composta pelas tipologias Cartas, Diários/Balancetes, Boletins de Caixa, Folha pagamento pessoal, Memorandos, Guias de Expedição, Recibos de Pagamentos e Registro de rendas e transporte.
As Cartas contém a documentação produzida ou recebida pelo contador da Estrada de Ferro em função de suas atividades. Basicamente, esta correspondência se cruza com outros setores da Companhia Minas de Carvão do Jacuhy, com outras companhias e com entes públicos. Tais registros apresentam informações a respeito do andamento das obras de construção da Estrada de Ferro do Jacuhy, os valores nelas gastos, os débitos com folhas de pagamento, algumas dificuldades como a fal-ta de recursos em caixa e acidentes na rotina de trabalho e também um conjunto de correspondências referentes ao processo de dação da Estrada à Fazenda Nacional, em 1920.
Os Diários/Balancetes referem-se aos materiais utilizados, seus custos, os gastos com pagamentos e serviços efetuados pela Estrada de Ferro.
Os Boletins de Caixa se referem ao mesmo tipo de conteúdo, mas estruturado de forma menos resumida e em períodos de tempo mais curtos.
A Folha Pagamento de Pessoal refere-se aos trabalhos da Companhia Minas de Carvão do Jacuhy na construção da Estrada de Ferro, registros de pagamentos referentes aos trabalhos do empreiteiro Arthur Shwerin e registros de adiantamentos realizados por outros setores da Companhia para a Estrada. Também fazem parte de documentos que registram os gastos com o operariado da Estrada de Ferro, além dos setores administrativos da mesma, permitindo antever quem eram os indivíduos que trabalhavam no setor no período de construção e consolidação da linha. Neste conjunto, destaca-se Recibos de pagamento dos vencimentos do chefe da seção policial, Turibio Pereira da Costa, feitos pela Companhia.
Os Memorandos constituem uma tipologia referente à comunicação interna da Estrada de Ferro, sobretudo em relação ao pedido de materiais. Uma das correspondências alerta para a necessidade de “precisa comunicação” do escritório para a realização de pagamentos, indicando o fluxo de autorizações das ações financeiras da companhia.
O Guia de Exposição registra as rendas obtidas com os serviços de transporte, sobretudo a partir do Porto do Conde, destino final da Estrada de Ferro do Jacuhy. Tais guias orientam-se pelo registro do tráfego fluvial no rio Jacuí à época, situação similar à documentada através da tipologia Registro de Rendas de Transporte.
O Recibo de Pagamentos refere-se aos registros de pagamentos efetuados pela Estrada de Ferro através de sua contabilidade.
O Registor de Rendas de Transporte relaciona a movimentação financeira em relação ao pagamento de fornecedores, Almoxarifado e Administração, bem como aponta as rendas e a situação do caixa da Estrada.