A documentação é referente ao período de 1891 a 1936, sendo o maior volume a partir de 1910. O contexto histórico é marcado por debates e decisões governamentais acerca do consumo de carvão nacional. Informa a respeito da exploração, transporte e comercialização do carvão no período. Além disso, é possível nos aproximarmos, através do fundo, dos desdobramentos ocasionados em nível local e regional dos debates citados e também de movimentos dos trabalhadores da mineração, como greve e outros.
Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jeronymo (CEFMSJ)Fazem parte da Série Administração as seguintes tipologias documentais : cartas, telegramas, atestados de trabalho e Dossiê Companhia Força e Luz Porto- Alegrense . Abaixo, resumo dos conteúdos.
Cartas: troca de informações a respeito da produção, comercialização, transporte e escoamento do carvão. Envolve também comunicações com empresas que se relacionam com a atividade carbonífera, como é o caso da Companhia Força e Luz e Viação Férrea do Rio Grande do Sul. No âmbito político, há solicitações da empresa ao Chefe de Polícia para deportação de operários estrangeiros. Constam acidentes de trabalho ocorridos na mina. Além disso, algumas cartas também noticiam a ocorrência de greves entre os trabalhadores.
Telegramas :Dentre outros, consta comunicação da Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jeronimo com a matriz da mineradora.
Atestados de trabalho : De 1919 a 1935, expressam informações a respeito dos trabalhadores, confirmam a função laboral, tempo se serviço, comportamento funcional, atestado de trabalho de serviço ativo, folhas de pagamento da administração com os vencimentos e descontos mensais dos trabalhadores requerentes.
Código Telegráfico (Ribeiro): Se trata de um livro que traz códigos e métodos de comunicação da empresa pela via telegráfica.
Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jeronymo (CEFMSJ)Documentos referentes aos anos de 1916 a 1931: correspondências entre a direção da CEFMSJ e a Cia Força e Luz Porto Alegrense, bem como para a Companhia Energia Elétrica Rio Grandense e para a Companhia Carris Porto Alegrense.
Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jeronymo (CEFMSJ)A Série Jurídico é composta pelas seguintes tipologias: Contratos de fornecimento/ empreitada; Decreto de Concessão; Processos Judiciais e Dossiê Viação Férrea. Abaixo, resumo dos conteúdos.
Contratos de fornecimento/empreitada: documentos correspondem ao período de 1918 a 1923 e relatam tratativas de compra e venda de carvão mineral e informações a respeito destes contratos. Há também um decreto de concessão entre a CEFMSJ e o Governo Federal, de 1923.
Processos Judiciais: Documento a respeito de arrendatário de terra em local pertencente a Estrada de Ferro da CEFMSJ ; há processo referente a despedida de funcionário e respectiva indenização.
Dossiê Viação Férrea do Rio Grande do Sul- VFRGS : Documentação referente ao período de 1928 a 1932 e composta por termos de contratos entre a VFRGS e a CEFMSJ para, dentre outras questões, trocar informações referentes à taxa cambial e aquisição de vagões.
Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jeronymo (CEFMSJ)Documentos datados entre 1928 e 1932. Entre outros, consta termo de contrato entre a Viação Férrea do RS e a CEFMSJ, projeto de construção de ponte sobre o Rio Jacuí e aquisição de vagões.
Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jeronymo (CEFMSJ)