Série BR RSSEDAC FIGTF 03 - Direção Técnica

Área de identificação

Código de referência

BR RSSEDAC FIGTF 03

Título

Direção Técnica

Data(s)

  • c. 1960 - 2017 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Bibliográfico: 5887 itens; Eletrônico: 133 itens; Filmográfico: 257 itens; Iconográfico e Textual: 40,3 metros lineares; Sonoro: 5300 itens; Tridimensional: 601 itens.

Fonte: estimativas realizadas no âmbito do projeto “Acervo arquivístico da extinta FIGTF: recomposição lógica e orgânica para qualificação do acesso”, levantamentos realizados pela FIGTF e pelas equipes das instituições atualmente detentoras do acervo.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1954-2017)

História administrativa

As origens da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore remontam ao ano de 1954, quando os interesses de intelectuais ligados à Comissão Estadual de Folclore – os chamados “folcloristas de polígrafo” – e de tradicionalistas ligados ao 35 – Centro de Tradições Gaúchas levaram à criação do Instituto de Tradição e Folclore (ITF). Vinculado à recém-criada Divisão de Cultura da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (1954), o ITF foi concebido para promover investigações e difusão de conhecimento a respeito das tradições e do folclore sul-rio-grandense. De acordo com Nedel, o Instituto “tirou jovens aprendizes do anonimato e concretizou o acolhimento oficial do tradicionalismo à estrutura estadual de governo”, tornando possível “associar burocraticamente ao estudo do Folclore o culto à Tradição” (2015, p. 154). Responsável pela realização de pesquisas sistemáticas, congressos e cursos de formação, o ITF chegou a constituir a Escola Superior de Folclore (dirigida à formação de professores da rede pública), mas foi extinto, possivelmente, em 1967, de acordo com estimativa de Nedel (2005). Na década seguinte, durante o governo de Euclides Triches, a organização foi recriada, desta vez sob a denominação de Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.

Estruturado como fundação de direito público, o IGTF foi institucionalizado através da Lei nº 6.736, de 19 de setembro de 1974, tendo como base de atuação a "pesquisa e a divulgação da cultura gauchesca" (RIO GRANDE DO SUL, 1974). Em 27 de dezembro do mesmo ano, o Decreto nº 23.613 aprovou o Estatuto da FIGTF, definindo suas finalidades básicas, seu modelo de organização e funcionamento e a constituição de seu patrimônio e receita. Em 31 de dezembro de 1974, o instituto passou à supervisão da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Decreto nº 23.662), condição que se alterou em 1981 (com a criação da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, através do Decreto nº 30.471). Este vínculo foi alterado posteriormente em outras ocasiões, devido a mudanças na estrutura administrativa do Estado, mas a FIGTF permaneceu ligada à pasta responsável pela Cultura. Por exemplo: de 1987 a 1989, a FIGTF integrou o Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural (CODEC) e, de 1989 a 1990, a Secretaria Estadual de Cultura, Turismo e Desporto, sucedida pela Secretaria da Cultura, criada pela Lei nº 9.117 de 20 de julho de 1990.

Durante suas primeiras duas décadas de funcionamento, as principais atividades desenvolvidas pela FIGTF foram a realização de pesquisas de campo voltadas à coleta de artefatos e registros de manifestações relacionadas à cultura do Rio Grande do Sul e o apoio a eventos de cunho cultural e artístico no estado – em especial os festivais de música nativista, com os quais o Instituto contribuiu com assessoria técnica. Durante este período, a instituição publicou a célebre série “Cadernos Gaúchos”, uma coletânea de publicações sobre temas vinculados ao folclore e às tradições do Rio Grande do Sul. Através do trabalho de profissionais especializados, a instituição reuniu também um importante e multifacetado acervo arquivístico, biblioteconômico e museológico, conjunto reunido na Biblioteca e Hemeroteca Glaucus Saraiva. Em 1990, este acervo foi complementado pela doação de mais de 2,5 mil monografias produzidas por alunos da Faculdade de Música Palestrina (FAMUPA), de Porto Alegre (RIO GRANDE DO SUL, 2017).
Ainda que as finalidades da FIGTF não tenham sido alteradas ao longo de sua trajetória, observa-se que, a partir de meados da década de 1990, o órgão passou a fomentar atividades menos vinculadas à investigação da cultura e do folclore sul-rio-grandense e mais atreladas à promoção das manifestações artísticas do Estado. Neste sentido, em 1999, a instituição inaugurou o Museu do Som Regional Edson Otto (INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS, 2011), integrado por publicações e, principalmente, por documentos de gênero fonográfico (discos de 78 RPM, compactos, LPs, K7s e CDs) produzidos no Rio Grande do Sul e/ou por artistas do Estado – e coletados por meio da campanha “Doe um disco, tchê!” (RIO GRANDE DO SUL, 2011; ARNECKE, 2012). No mesmo período, em maio de 2002, a instituição criou o Estúdio Público César Passarinho, destinado à gravação de programas radiofônicos, à produção de música regional e à digitalização dos conteúdos do Museu do Som Regional (RIO GRANDE DO SUL, 2002).

Ao menos desde 1985, a instituição coletava informações sobre a memória dos festivais de música nativista realizados no Rio Grande do Sul (TOLEDO, 1985). Neste sentido, em meados dos anos 2010, a FIGTF criou o Memorial dos Festivais, um espaço destinado a reunir o acervo arquivístico acumulado pela instituição ao longo de sua trajetória junto aos mais de 40 certames de música nativista realizados a partir de 1971 (COUGO JUNIOR, 2015). Além disso, na década de 2010, a instituição passou a investir esforços em diferentes projetos vinculados à cultura popular, como o carnaval de rua e as manifestações da cultura imaterial do Estado. Também nesta década, a fundação participou ativamente de grandes eventos, tais como o Acampamento Farroupilha, a Expointer e a Feira do Livro de Porto Alegre.

Em 16 de janeiro de 2017 a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore foi extinta através da Lei nº 14.978. O encerramento das atividades da FIGTF ocorreu em virtude da execução do chamado Plano de Modernização Administrativa, que previu o enxugamento das estruturas administrativas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul sob a justificativa de obter maior economicidade de recursos. De acordo com a legislação, a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEDACTEL) passou a ser responsável por desempenhar as atividades antes exercidas pela fundação. Todos os bens da instituição foram revertidos em patrimônio do Estado. Em meados de 2017, as atividades do instituto foram formalmente encerradas.

História do arquivo

Ver a "História arquivística" do subfundo Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - BR RSSEDAC FIGTF.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição, Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, 2017.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A série é composta por documentos de gêneros bibliográfico, eletrônico, filmográfico, iconográfico, sonoro, textual e tridimensional referentes às atividades-fim desenvolvidas pela FIGTF entre 1974 e 2017. Constam no conjunto documentos referentes às clipagens de periódicos, relatórios e outras tipologias de documentos textuais e iconográficos produzidos em função de pesquisas sobre a chamada “cultura gauchesca”. Também em função de fotografias produzidas em atividades e pesquisas de campo há milhares de diapositivos no acervo, retratando festivais musicais, danças, festas, tradições e costumes populares, a vida no campo, entre outros temas. Além disso, a série é composta por uma coleção de livros e cerca de 2,5 mil monografias sobre folclore, produzidas no âmbito da Faculdade de Música Palestrina (FAMUPA) de Porto Alegre. A série contém, ainda, milhares de itens de gênero sonoro (discos de 78rpm, LPs, fitas K7), a maior parte pertencentes ao Museu do Som Regional, documentos eletrônicos (CDs e DVDs) e 9,54 metros lineares de documentos textuais e iconográficos relativos ao Memorial dos Festivais Nativistas.

Avaliação, seleção e eliminação

Não constam registros sobre avaliação e eliminação de documentos na série descrita.

Incorporações

Não se aplica.

Sistema de arranjo

A exceção da documentação que compõe a subsérie Memorial dos Festivais Nativistas, os demais documentos da série não passaram por intervenção arquivística. Entretanto, é possível aferir atividade de classificação de documentos por assuntos ou temas e ordenação por método cronológico.

A série Direção Técnica é composta, preliminarmente, por três subséries que compreendem a acumulação e a produção informacional de atividades-fim da FIGTF: Biblioteca e Hemeroteca Glaucus da Sairava (BR RSSEDAC FIGTF 03.1), Museu do Som Regional (BR RSSEDAC FIGTF 03.2) e Memorial dos Festivais (BR RSSEDAC FIGTF 03.3). As duas primeiras representam unidades administrativas que existiram na extinta Fundação e, a última, reúne a produção material do projeto de documentação homônimo.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrições de acesso (condicionado às regras das instituições responsáveis pelos conjuntos documentais).

Condiçoes de reprodução

As condições de reprodução obedecem às normas internas das instituições identificadas no item 3.2.3 – Procedência.

Idioma do material

  • espanhol latino-americano
  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    A série é composta por documentos em gêneros bibliográfico, filmográfico, iconográfico, sonoro, textual e tridimensional. A documentação encontra-se acondicionada em pastas e caixas-arquivo, dispostas em estantes de metal e gaveteiros de aço nas reservas técnicas da Discoteca Pública Natho Henn (DPNH), Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS), Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (MUSECOM), Biblioteca Pública do Estado (BPE) e do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS). A exceção dos documentos que compõem a subsérie Memorial dos Festivais Nativistas, o conteúdo da série não passou por intervenção arquivística, mas é possível aferir atividade de classificação de documentos por assunto e/ou por suporte documental. A condição de preservação dos documentos é satisfatória. Sobre os requisitos técnicos exigidos, os documentos em gênero sonoro, filmográfico e, parte do iconográfico, carecem de equipamentos específicos para serem plenamente acessíveis. A disponibilidade desses equipamentos depende da respectiva instituição responsável pelo conjunto e das respectivas regras para acesso a esses documentos.

    Instrumentos de descrição

    A série não conta com instrumentos de pesquisa específicos, embora suas subséries e os conjuntos específicos que compõem estas subséries tenham instrumentos de busca disponíveis. O usuário deve consultar o respectivo nível de descrição para verificar a disponibilidade de instrumentos.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Há documentos, sobretudo textuais e iconográficos, integralmente produzidos pelo FIGTF que são originais e únicos, mas não constituem a totalidade da série, que é composta também por exemplares de títulos publicados no mercado editorial ou fonográfico.

    Existência e localização de cópias

    Não há conhecimento sobre cópias existentes em outras unidades da Secretaria da Cultura. Contudo, documentos bibliográficos e sonoros, como livros e discos musicais, são exemplares adquiridos ou doados ao FIGTF de produções que foram comercializadas, logo, exemplares podem ser eventualmente encontrados em outras coleções institucionais ou à venda em sebos e livrarias.

    Unidades de descrição relacionadas

    Ver também as séries BR RSSEDAC FIGTF 01 (Presidência) e BR RSSEDAC FIGTF 02 (Direção Administrativa) do subfundo FIGTF, compostas por documentos localizados no AHRS, BPE, MARS, DPNH e MUSECOM, sob a custódia da Secretaria da Cultura.

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso de local

    Pontos de acesso de nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    FIGTF 03

    Identificador da entidade custodiadora

    BR RSSEDAC

    Regras ou convenções utilizadas

    BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2ª ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

    Estado atual

    Versão preliminar

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Elaboração da primeira versão: dezembro 2022.
    Revisão da primeira versão: fevereiro 2023.

    Idioma(s)

    • português do Brasil

    Sistema(s) de escrita(s)

      Fontes

      Nota do arquivista

      Esta descrição preliminar é produto do Acordo de Cooperação Técnica FPE nº 2149/2022 (Governo do Estado do Rio Grande do Sul) e nº 23081.010568/2022 (UFSM), firmados para execução do projeto de extensão nº 057125 (UFSM), intitulado “Acervo arquivístico da extinta FIGTF: recomposição lógica e orgânica para qualificação do acesso”, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Departamento de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria e o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa / Diretoria de Memória e Patrimônio, vinculados à Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

      Área de ingresso