Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1919 - 1926 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel,textual
0,12 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A série é composta pelas tipologias Relação de materiais, Controle de materiais, Inventários de Materiais, Balancetes Financeiros, Faturas e Recibos e Cartas, identificadas a partir do mapeamento a respeito de seu produtor original (o próprio almoxarife da companhia). São documentos que versam a respeito da entrada e saída de materaiais provenientes de distintos locais e contextos.
A Relação de materiais registra os materiais fornecidos à Mina do Leão pelo Almoxarifado, além de registrar a mesma informação em relação à Vila Operária e outros setores da companhia. Basicamente, a documentação permit antever o fluxo de bens materiais utilizado no contexto de exploraçã carbonífera.
O Controle de Materiais elenca os materiais de uso armazenados e geridos pelo Almoxarifado e enviados a outros setores da companhia, tais como o Porto Coronel Carvalho. O sentido desta documentação é, justamente, o de controlar o envio de materiais, tais como ferramentas, trilhos, etc.
Os Inventário de Materiais são listagens feitas no ano 1919 tendo por referência as Existências da Companhia em 31 de dezembro de 1918, e que constam no Balancete das despesas feitas com instalações e custeio nas Minas do Leão, discriminando especificamente as com Administração no Rio (Matriz da Companhia); Administração; Afloramentos com Instalação e Exploração; Arrendamentos; Casa da Diretoria; Despesas Gerais; Estudos e Sondagens; Levantamentos Topográficos; Conservação de Edifícios, Estradas de Rodagem e Benfeitorias; Poço Wenceslau Braz; umauto “Ford”; Transporte terrestre; Usinas e Oficinas; e Semoventes.
Os Balancetes Financeiros fornecem as relações de contas da Cooperativa das Minas do Leão em 31 de dezembro de 1918, e as constantes no Balancete do Almoxarifado Geral da Administração em Rio Grande nos meses de agosto e
setembro de 1919, designando os materiais por unidades, entradass, saídas e totais de quantidades valores.
As Faturas e Recibos contêm documentos que comprovam o pagamento de materiais comprados e/ou cedidos para/pelo Almoxarifado nas atividades de exploração carbonífera.
As Cartas possuem registros do ano de 1918, sobre o intercâmbio de informações entre o Almoxarife, o Contador e as Superintendências da Companhia na Mina do Leão e em Porto Alegre, assim como entre a Matriz, no Rio de Janeiro, e o diretor da Companhia, em Porto Alegre, assim como entre a Matriz da Companhia no Rio de Janeiro e o seu diretor em Porto Alegre. Dentre as temáticas que constam nesta Tipologia, encontram-se pedidos e aquisições de materiais; boletins diários de serviços no Porto Coronel Carvalho; controle de mercadorias para a Cooperativa das Minas, inclusive as reclamações sobre gêneros alimentícios deteriorados; envio de demonstrativos de caixa e mapas de exploração de carvão; lançamentos de créditos da Companhia feitos pela Estrada de Ferro Jacuhy; relações de mercadorias transportadas nas chatas com destino ao Porto do Conde e contas pagas à Standart Oil Company. Também
se encontram os saldos em folhas de pagamentos de trabalhadores da Companhia; débitos feitos na conta da Comissão de Instalação das Minas, bem como créditos realizados à Cooperativa e alugueis de casas nas Minas.