Série BR RSMC 02.03 - Escriptório de Contabilidade

Área de identificação

Código de referência

BR RSMC 02.03

Título

Escriptório de Contabilidade

Data(s)

  • 1917 - 1920 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Papel, textual
0,48 metros lineares

Área de contextualização

Nome do produtor

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A série é composta por Balancetes financeiros; Movimento de Caixa; Boletim de Caixa; Inventário de Equipamentos e Materiais; Cartas: e Pagamentos de Serviços e Materiais.

Os Balancetes Financeiros Abrangem relatórios referentes aos movimentos financeiros regis-
trados pela companhia em suas atividades de exploração carbonífera, na construção de instalações para a organização e escoamento da produção, nos transportes e no fornecimento de carvão e outros produtos a empresas distintas. A documentação está estruturada no modelo “deve/haver”, ou seja, registros de débito e crédito, relacionados à atuação da
empresa na região.

O Movimento de Caixa contém informações referentes à contabilidade geral da companhia, na maioria das vezes registrada de forma resumida, a partir das informações obtidas junto aos Boletins de Caixa.

Os Boletins de Caixa são compostos por Boletins mensais, dos anos de 1919 e 1920, onde constam os saldos do dia, pagamentos para as despesas gerais e o Almoxarifado Geral, bem como os dos atrasos efetuados à Estrada de Ferro Jacuhy, e recebimentos, dentre eles os remetidos pelo Banco Francês, Italiano e Lloyd Brasileiro. Constam, também, notas de débito de vencimento de pessoal, recibos, e saldos à Cooperativa das Minas.

O Inventário de Equipamentos e Materiais constitui-se de um levantamento geral sobre os bens totais da companhia em 1920 e relaciona ainda as diferenças encontradas em documento congênere do ano anterior.

As Cartas elencam a correspondência entre o Escriptório de Contabilidade da companhia e distintos destinatários. A correspondência é composta por cópias de telegramas, memorandos, balancetes, boletins de caixa e recibos, versa sobre o pagamento de salários, arrendamentos e outras contribuições. Nos tomos, cita-se também o rompimento do acordo entre a Companhia Minas de Carvão do Jacuhy e a Companhia Francesa do Porto de Rio Grande; são relacionadas, como
cópias ou anexos, as tratativas de venda e cedência de maquinário para outras companhias e notas fiscais que comprovam pagamentos e a comunicação entre setores tais como a presidência e a diretoria da empresa.

O dossiê de Pagamentos e Serviços Materiais Abrange documentos entre a companhia e seus fornecedores, incluindo não apenas as notas, mas também orçamentos e faturas relativas a folha de pessoal, viagens e mercadorias diversas. Observa-se nesta documentação a relação entre a companhia e outras empresas, como a Aliança do Sul e a Viação Férrea do Rio Grande do Sul. As faturas e recibos referem-se ao conjunto de documentos destinados a comprovar distintos pagamentos realizados pela companhia em função de atividades diversas. Destacam-se os recibos referentes ao pagamento de operários, da Cooperativa das Minas e de fretes. Uma nota registra, em dezembro de 1918, o pagamento pela condução dos cadáveres dos operários mineiros Veríssimo Morosa, João Leivas e o foguista da lancha Mirim, vitimados pela gripe espanhola. Constam ainda recibos de pagamento de amortização das dívidas da companhia junto ao Governo Federal.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso de local

      Pontos de acesso de nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso