Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1917 - 1920 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel, textual
0,48 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A série é composta por Balancetes financeiros; Movimento de Caixa; Boletim de Caixa; Inventário de Equipamentos e Materiais; Cartas: e Pagamentos de Serviços e Materiais.
Os Balancetes Financeiros Abrangem relatórios referentes aos movimentos financeiros regis-
trados pela companhia em suas atividades de exploração carbonífera, na construção de instalações para a organização e escoamento da produção, nos transportes e no fornecimento de carvão e outros produtos a empresas distintas. A documentação está estruturada no modelo “deve/haver”, ou seja, registros de débito e crédito, relacionados à atuação da
empresa na região.
O Movimento de Caixa contém informações referentes à contabilidade geral da companhia, na maioria das vezes registrada de forma resumida, a partir das informações obtidas junto aos Boletins de Caixa.
Os Boletins de Caixa são compostos por Boletins mensais, dos anos de 1919 e 1920, onde constam os saldos do dia, pagamentos para as despesas gerais e o Almoxarifado Geral, bem como os dos atrasos efetuados à Estrada de Ferro Jacuhy, e recebimentos, dentre eles os remetidos pelo Banco Francês, Italiano e Lloyd Brasileiro. Constam, também, notas de débito de vencimento de pessoal, recibos, e saldos à Cooperativa das Minas.
O Inventário de Equipamentos e Materiais constitui-se de um levantamento geral sobre os bens totais da companhia em 1920 e relaciona ainda as diferenças encontradas em documento congênere do ano anterior.
As Cartas elencam a correspondência entre o Escriptório de Contabilidade da companhia e distintos destinatários. A correspondência é composta por cópias de telegramas, memorandos, balancetes, boletins de caixa e recibos, versa sobre o pagamento de salários, arrendamentos e outras contribuições. Nos tomos, cita-se também o rompimento do acordo entre a Companhia Minas de Carvão do Jacuhy e a Companhia Francesa do Porto de Rio Grande; são relacionadas, como
cópias ou anexos, as tratativas de venda e cedência de maquinário para outras companhias e notas fiscais que comprovam pagamentos e a comunicação entre setores tais como a presidência e a diretoria da empresa.
O dossiê de Pagamentos e Serviços Materiais Abrange documentos entre a companhia e seus fornecedores, incluindo não apenas as notas, mas também orçamentos e faturas relativas a folha de pessoal, viagens e mercadorias diversas. Observa-se nesta documentação a relação entre a companhia e outras empresas, como a Aliança do Sul e a Viação Férrea do Rio Grande do Sul. As faturas e recibos referem-se ao conjunto de documentos destinados a comprovar distintos pagamentos realizados pela companhia em função de atividades diversas. Destacam-se os recibos referentes ao pagamento de operários, da Cooperativa das Minas e de fretes. Uma nota registra, em dezembro de 1918, o pagamento pela condução dos cadáveres dos operários mineiros Veríssimo Morosa, João Leivas e o foguista da lancha Mirim, vitimados pela gripe espanhola. Constam ainda recibos de pagamento de amortização das dívidas da companhia junto ao Governo Federal.