Este subfundo contém documentos referentes à atuação de Tarso Dutra como Ministro da Educação e Cultura e recolhem informações relacionadas a relações institucionais do ministério; políticas educacionais e culturais; participação em eventos nacionais e internacionais; reformas administrativas; agendas administrativas; informes e depoimentos, entre outras.
Deste subfundo, merecem especial atenção os documentos oficiais de diferentes órgãos do Estado encarregados da vigilância, monitoramento e perseguição de professores, funcionários e estudantes durante a ditadura brasileira.
Conjunto de documentos que contém Comunicações (Discursos) no país, em órgãos oficiais e eventos atendidos como Ministro, na representação da Pasta, abordando, entre outros, assuntos relacionados à educação, cultura, desenvolvimento, movimento estudantil, muitas vezes relacionado ao contexto internacional. Também contém informes e depoimentos do MEC, mensagens e/ou declarações (pronunciamentos) do Ministério da Educação e Cultura ao Congresso Nacional e à Presidência da República.
Os discursos no país contêm documentos com informações relativas às atividades do ministro, abordando temas como Conselho Federal de Cultura; ensino superior, profissional e técnico (SENAFOR); contexto político; filmes como instrumento de cultura; participação de jovens no processo político; desenvolvimento através da educação; filosofia educacional do governo.
Os Informes ministeriais contêm informação relativa à atividade do ministro, ou sua função ministerial, sobre reforma administrativa, financiamentos, legislação, cenário político atual, entre outros. Já os depoimentos são declarações do Ministro mediante convocações e/ou comparecimentos espontâneos ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos referentes à política educacional, assim como Exposição de Motivos à Presidência da República, que justificam as medidas ministeriais.
Esta série contém documentos referentes à representação do MEC em instituições nacionais como a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados (loteria federal) e a Comissão de Assuntos Internacionais entre ministros.
Esta série contém correspondências ao Ministro produzidas por pessoas de relações próximas, políticos e membros de instituições, contendo agradecimentos pessoais e oficiais, convites para homenagens, algumas contendo perspectivas políticas, desavenças e desagravos.
Esta série contém documentos referentes a elaboração de relatórios das atividades do MEC.
Contém documentos de elaboração e produção de relatórios de atividades do Ministério da Educação e Cultura. Abarca as legislações que não forem educacionais, culturais ou desportivas. São mencionadas informações sobre políticas educacionais, culturais e desportivas, financiamentos, legislação, reforma administrativa e relações institucionais.
Contém documentos relacionados às viagens nacionais e internacionais feitas pelo Ministro. São mencionadas participação em eventos, relações públicas, publicações sobre as viagens, gastos, localidades.
Esta série contém documentos referentes a estudos e relatórios sobre as reformas administrativas produzidos pelo Ministério da Educação e Cultura.
Esta série contém documentos referentes a nomeações e indicações de pessoas para cargos, feitas pelo ministro e pessoas públicas, bem como de relações pessoais. São incluídas solicitações diretas em tom pessoal, indicações de pessoas para cargos públicos, ou solicitações de indicações e nomeações.
Esta série contém documentos referentes à agenda administrativa das atividades no Ministério, destacadamente as atividades de despacho. São mencionados financiamentos, legislações, pagamentos, eventos e políticas públicas de todas as áreas.
Contém documentos de Instituições Governamentais, organismos internacionais e as relações do Estado com a sociedade, por meio da participação de fóruns de discussão perante o conjunto da sociedade civil, setor produtivo, entre outros. Inclui os discursos do ministro em eventos dessas instituições.