Os discursos no país contêm documentos com informações relativas às atividades do ministro, abordando temas como Conselho Federal de Cultura; ensino superior, profissional e técnico (SENAFOR); contexto político; filmes como instrumento de cultura; participação de jovens no processo político; desenvolvimento através da educação; filosofia educacional do governo.
Os Informes ministeriais contêm informação relativa à atividade do ministro, ou sua função ministerial, sobre reforma administrativa, financiamentos, legislação, cenário político atual, entre outros. Já os depoimentos são declarações do Ministro mediante convocações e/ou comparecimentos espontâneos ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos referentes à política educacional, assim como Exposição de Motivos à Presidência da República, que justificam as medidas ministeriais.
Contém documentos de elaboração e produção de relatórios de atividades do Ministério da Educação e Cultura. Abarca as legislações que não forem educacionais, culturais ou desportivas. São mencionadas informações sobre políticas educacionais, culturais e desportivas, financiamentos, legislação, reforma administrativa e relações institucionais.
Contém documentos relacionados às viagens nacionais e internacionais feitas pelo Ministro. São mencionadas participação em eventos, relações públicas, publicações sobre as viagens, gastos, localidades.
Contém documentos com informações das diferentes atividades e relações institucionais/governamentais desenvolvidas entre o Ministério da Educação e Cultura, órgãos oficiais brasileiros e a Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID). São mencionados projetos financiados a partir desse acordo: Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL); CONTAP (Cooperação Técnica da Aliança para o Progresso); Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE); TV Educativa; ensino industrial, secundário e universitário.