Subcoleção BR RSMCOM APP-11 - Governo Pedro Simon

Área de identificação

Código de referência

BR RSMCOM APP-11

Título

Governo Pedro Simon

Data(s)

  • 15/03/1997-02/04/1990 (Produção)

Nível de descrição

Subcoleção

Dimensão e suporte

Negativos fotográficos com suporte flexível em acetato, formato 135, totalizando 9,8 metros lineares

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Pedro Jorge Simon, nascido na cidade de Caxias do Sul em 31 de janeiro de 1930, no estado gaúcho, foi governador, senador e deputado estadual. Filho de Jorge Simon com Jalila Simon, seu pai, imigrante libanês, chegou ao Brasil na década de 20. Em 1953, a família Simon transfere-se para a capital gaúcha, tendo Pedro, durante toda a sua jornada como estudante, posição de liderança junto aos movimentos estudantis. Já formado em Direito, em 1959 elegeu-se vereador em sua cidade de nascimento, pelo Partido Trabalhista Brasileiro. Neste mandato, inaugurou a Comissão Municipal de Amparo ao Menor Abandonado, resultando na construção do primeiro abrigo infantil no interior do Rio Grande do Sul. Um ano antes do golpe do regime ditatorial militar, em 1963, elegeu-se como deputado estadual, assumindo a liderança da bancada do PTB na Assembleia por indicação de Siegfried Heuser. A partir da promulgação do Ato Institucional nº2 (AI-2), que estabelecia o sistema bipartidário, Simon auxiliou no planejamento do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em tese o partido de oposição ao governo antidemocrático. Em decorrência da perseguição política, Siegfried Heuser teve seu mandato cassado, recaindo sob Simon a ocupação de presidente do diretório regional gaúcho. Em 78, elege-se senador pelo seu estado de origem, requerendo a retomada do Estado Democrático, reorganizando o sistema partidário nacional. Conforme a quebra da aparelhagem do bipartidarismo, Simon reestrutura o partido, culminando no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), atual MDB, sucedendo a presidência da novíssima conjuntura gaúcha e eleito como secretário-geral da executiva do partido. Coerente com a reestruturação política, as eleições diretas retornam ao cotidiano público, a figura de Pedro Simon é encabeçada a disputar o governo do estado do Rio Grande do Sul pelo PMDB, no entanto o caxiense é derrotado pelo candidato do Partido Democrático Social (PDS), Jair Soares, em 1984. Em 1986, entra na disputa pela eleição do governador do Rio Grande do Sul contra o adversário da Aliança Popular, formada entre PDT e PDS, Aldo Pinto. Eleito, investiu na construção de estradas no estado e na reestruturação do serviço público. Na década de 1990, afastou-se do cargo para tentar reeleger-se senador, obtendo êxito. Após exercer o seu quarto mandato como senador em 2015, Pedro Simon aposentou-se de sua jornada política, embora trabalhe internamente do MDB como conselheiro.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso de local

      Pontos de acesso de nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      APP-11

      Identificador da entidade custodiadora

      BR RSMCOM

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Revisado

      Nível de detalhamento

      Parcial

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Elaboração da primeira versão: abril de 2024.

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          MDB. Site institucional. Relatório de inserções 2020. Rio Grande do Sul: 2020. Disponível em: https://www.mdb-rs.org.br/?pedro_simon#galmom

          FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Simon, Pedro. [Rio de Janeiro: s.d.]. Disponível em: https://www18.fgv.br/CPDOC/acervo/dicionarios/verbete-biografico/simon-pedro. Acesso em: 23 abr. 2024.

          RIO GRANDE DO SUL. Palácio Piratini. Galeria dos ex-governantes. Porto Alegre: [2022?]. Disponível em: https://www.palaciopiratini.rs.gov.br/memorial-dos-ex-governadores-do-rio-grande-do-sul. Acesso em: 23 abr. 2024.

          Nota do arquivista

          Pesquisa: Andrey Kevin Argenti da Silva, graduando em História; José Marcelo Mendes Ribeiro, Historiador; Maria Eduarda Graciolli Maidana, graduanda em História; Vivian Eiko Fujisawa, Arquivista.

          Descrição elaborada por Vivian Eiko Fujisawa, Arquivista, e revisada por Estela Machado Winter Galmarino, Historiadora, e Laura Arce, Arquivista.

          Área de ingresso