Subcoleção BR RSMCOM APP-06 - Governo Walter Peracchi Barcellos

Área de identificação

Código de referência

BR RSMCOM APP-06

Título

Governo Walter Peracchi Barcellos

Data(s)

  • 31/01/1967-15/03/1971 (Produção)

Nível de descrição

Subcoleção

Dimensão e suporte

Negativos fotográficos com suporte flexível em acetato, formato 120 e 135, totalizando 12,2 metros lineares

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Nascido em Porto Alegre em 14 de maio de 1907. Ainda jovem, frequentava a escola no período da noite para conciliar com o trabalho como comerciário e em seguida operário. Em 1922, ingressou na Brigada Militar do Rio Grande do Sul como soldado, onde construiu carreira. Em 1925, já como segundo-sargento, combateu os liderados de Luís Carlos Prestes. Como primeiro-tenente, participou da Revolução Constitucionalista de São Paulo (1932), o quê dois anos depois culminou na sua reformação. Afastou-se então da carreira militar, e atuou como comerciário até 1937, quando retornou para a Brigada Militar no Rio Grande do Sul. Em 1938, após a instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, Peracchi assumiu a chefia do Gabinete Militar, sendo promovido no mesmo ano a capitão. Ocupou o cargo de chefia no gabinete até o fim do Estado Novo em 1945, durante esse período ascendeu sua patente a tenente-coronel. 

Com o retorno da vida política à normalidade democrática e o surgimento de partidos, Peracchi filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD). Durante o governo de Walter Jobim, foi promovido a coronel e assumiu o comando da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Durante sua carreira militar atuou em diversas posições. Em 1950 foi deputado estadual pelo PSD, ocupou  a vice-presidência da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa e foi secretário do Interior e Justiça. 

Em novembro de 1958, candidatou-se ao governo do Rio Grande do Sul pela Frente Democrática, no entanto, foi derrotado pelo candidato trabalhista Leonel Brizola. Em 1960, chefiou no Rio Grande do Sul a campanha de Jânio Quadros, que foi eleito em outubro do mesmo ano e renunciou após 7 meses de mandato, em  25 de agosto de 1961. Apoiou a candidatura de Ildo Meneghetti em 1962 ao governo do Rio Grande do Sul e elegeu-se deputado federal pelo Rio Grande do Sul na legenda do PSD.

A pedido do Presidente da República, licenciou-se de seu mandato como deputado em dezembro de 1965 para atuar como Ministro do Trabalho no governo de Castelo Branco, deixou o Ministério em 18 de julho de 1966, retornando em seguida à Câmara dos Deputados. Em 3 de setembro foi eleito governador pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 31 de janeiro de 1967 foi empossado no governo do Rio Grande do Sul em substituição a Ildo Meneghetti.

Em março de 1971 deixou o governo do Estado, sendo substituído por Euclides Triches. Por indicação do então presidente Médici, assumiu a direção da 6ª Região das Carteiras de Crédito Rural e Geral do Banco do Brasil. Em 1981 sofreu um derrame cerebral que o impossibilitou, a partir de então, de exercer qualquer atividade. Foi casado com Stella Aloise Barcellos e faleceu em Porto Alegre, no dia 13 de agosto de 1986.  

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso de local

      Pontos de acesso de nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      APP-06

      Identificador da entidade custodiadora

      BR RSMCOM

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Revisado

      Nível de detalhamento

      Parcial

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Elaboração da primeira versão: abril de 2024

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          RIO GRANDE DO SUL. Palácio Piratini. Galeria dos ex-governantes. Porto Alegre: [2022?]. Disponível em: https://www.palaciopiratini.rs.gov.br/memorial-dos-ex-governadores-do-rio-grande-do-sul. Acesso em: 23 abr. 2024.

          FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Barcelos, Peracchi. [Rio de Janeiro: s.d.]. Disponível em: https://www18.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/valter-peracchi-barcelos. Acesso em: 23 abr. 2024.

          FUNDAÇÃO WALTER PERACCHI DE BARCELLOS. O patrono, [2024]. Disponível em: https://funperacchi.org/o_patrono/. Acesso em 30 abr. 2024.

          Nota do arquivista

          Pesquisa: Andrey Kevin Argenti da Silva, graduando em História; José Marcelo Mendes Ribeiro, Historiador; Maria Eduarda Graciolli Maidana, graduanda em História; Vivian Eiko Fujisawa, Arquivista.

          Descrição elaborada por Vivian Eiko Fujisawa, Arquivista, e revisada por Estela Machado Winter Galmarino, Historiadora, e Laura Arce, Arquivista.

          Área de ingresso