Contato principal
Rua dos Andradas, 736
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
BR 90020-004
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
O MACRS foi o primeiro entre outros museus de arte contemporânea fora do centro hegemônico que surgiram no panorama nacional na década de 90, tal como o MAC Niterói (1996) e o MAC Ceará (1999), se inserindo num período de esforços para a implantação da arte contemporânea no Rio Grande do Sul. Inaugurado em 18 de março de 1992, o Museu foi criado a partir do Decreto n°34.205, assinado pelo governador Alceu Collares.
A primeira e talvez mais importante matriz de seu pensamento institucional foi de Gaudêncio Fidelis, responsável pelas movimentações políticas e artísticas que deram origem ao MACRS e seu primeiro diretor (1992 - 1993). Atuando paralelamente como diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais - IEAVi, ele conseguiu mobilizar recursos e pessoas para dar o primeiro grande impulso à vida da instituição.
Alocado desde o princípio na Casa de Cultura Mario Quintana, houve, ao longo dos anos, tentativas de transferir o Museu para os armazéns do cais do porto; projeto este que, apesar dos esforços, nunca se concretizou. Só recentemente o MACRS conquistou uma sede própria, o MACRS 4D, localizado no 4° Distrito de Porto Alegre.
O Museu está localizado na Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ (3° e 6° andar) e na Rua Comendador Azevedo, 256, na sua sede própria, o MACRS 4º DISTRITO. No Centro Histórico, o MACRS é constituído pelas galerias Sotero Cosme, Xico Stockinger e Tatata Pimentel, além de uma sala administrativa.
Com obras adquiridas por meio de doações e editais, o Acervo de Arte Contemporânea do RS constitui um patrimônio cultural rio-grandense de valor inestimável, tanto quanto à qualidade dos trabalhos que o compõem quanto à representatividade e ao engajamento curatorial que garantem as necessárias inclusão e pluralidade.
Através do acervo, o Museu tem por objetivo pesquisar, preservar e divulgar, bem como desenvolver propostas educativas que visem a compreensão deste campo da arte em suas várias modalidades, potencializado pela sua abrangência física e digital. A missão de catalogar e apresentar este conjunto de obras se torna, assim, de suma importância como relato social acerca da existência, da natureza e da extensão deste patrimônio, além de proporcionar a devida transparência por parte do gestor público e preparar o acervo para ser apresentado em outros formatos e canais.
De segundas às sextas, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 12h e 18h.
As exposições do MACRS têm acesso gratuito e são abertas ao público. Os acervos sob responsabilidade da instituição são de acesso público, disponibilizados para pesquisas mediante agendamento prévio. Podem existir restrições de acesso nos casos em que os itens se encontrem em tratamento técnico ou apresentem quaisquer fragilidades físicas que coloquem sua integridade em risco.
As pesquisas presenciais ocorrem mediante agendamento pelo e-mail institucional acervomacrs@gmail.com. Além disso, o acervo está disponível para consulta na web no site do museu.