Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul

Área de identificação

Identificador

Forma autorizada do nome

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul

Forma(s) paralela(s) de nome

    Outra(s) forma(s) de nome

    • MACRS
    • MAC

    Tipo

    • Estadual

    Área de contato

    Tipo

    Endereço

    Endereço

    Rua dos Andradas, 736

    Localidade

    Porto Alegre

    Região

    Rio Grande do Sul

    Nome do país

    Brasil

    CEP

    90020-004

    Telefone

    (51) 3221-5900

    Fax

    E-mail

    Nota

    Facebook

    Tipo

    Endereço

    Endereço

    Localidade

    Região

    Nome do país

    CEP

    Telefone

    Fax

    E-mail

    Nota

    Instagram

    Tipo

    Endereço

    Endereço

    Localidade

    Região

    Nome do país

    CEP

    Telefone

    Fax

    E-mail

    Nota

    Área de descrição

    Histórico

    O MACRS foi o primeiro entre outros museus de arte contemporânea fora do centro hegemônico que surgiram no panorama nacional na década de 90, tal como o MAC Niterói (1996) e o MAC Ceará (1999), se inserindo num período de esforços para a implantação da arte contemporânea no Rio Grande do Sul. Inaugurado em 18 de março de 1992, o Museu foi criado a partir do Decreto n°34.205, assinado pelo governador Alceu Collares.
    A primeira e talvez mais importante matriz de seu pensamento institucional foi de Gaudêncio Fidelis, responsável pelas movimentações políticas e artísticas que deram origem ao MACRS e seu primeiro diretor (1992 - 1993). Atuando paralelamente como diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais - IEAVi, ele conseguiu mobilizar recursos e pessoas para dar o primeiro grande impulso à vida da instituição.
    Alocado desde o princípio na Casa de Cultura Mario Quintana, houve, ao longo dos anos, tentativas de transferir o Museu para os armazéns do cais do porto; projeto este que, apesar dos esforços, nunca se concretizou. Só recentemente o MACRS conquistou uma sede própria, o MACRS 4D, localizado no 4° Distrito de Porto Alegre.

    Contexto cultural e geográfico

    Mandatos/Fontes de autoridade

    Estrutura administrativa

    Políticas de captura e gestão de documentos

    Prédios

    O Museu está localizado na Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ (3° e 6° andar) e na Rua Comendador Azevedo, 256, na sua sede própria, o MACRS 4º DISTRITO. No Centro Histórico, o MACRS é constituído pelas galerias Sotero Cosme, Xico Stockinger e Tatata Pimentel, além de uma sala administrativa.

    Acervo

    Com obras adquiridas por meio de doações e editais, o Acervo de Arte Contemporânea do RS constitui um patrimônio cultural rio-grandense de valor inestimável, tanto quanto à qualidade dos trabalhos que o compõem quanto à representatividade e ao engajamento curatorial que garantem as necessárias inclusão e pluralidade.
    Através do acervo, o Museu tem por objetivo pesquisar, preservar e divulgar, bem como desenvolver propostas educativas que visem a compreensão deste campo da arte em suas várias modalidades, potencializado pela sua abrangência física e digital. A missão de catalogar e apresentar este conjunto de obras se torna, assim, de suma importância como relato social acerca da existência, da natureza e da extensão deste patrimônio, além de proporcionar a devida transparência por parte do gestor público e preparar o acervo para ser apresentado em outros formatos e canais.

    Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

    Área de acesso

    Horário de funcionamento

    De segundas às sextas, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 12h e 18h.

    Condição de acesso e uso

    As exposições do MACRS têm acesso gratuito e são abertas ao público. Os acervos sob responsabilidade da instituição são de acesso público, disponibilizados para pesquisas mediante agendamento prévio. Podem existir restrições de acesso nos casos em que os itens se encontrem em tratamento técnico ou apresentem quaisquer fragilidades físicas que coloquem sua integridade em risco.

    Acessibilidade

    Área de serviços

    Serviços de pesquisa

    As pesquisas presenciais ocorrem mediante agendamento pelo e-mail institucional acervomacrs@gmail.com. Além disso, o acervo está disponível para consulta na web no site do museu.

    Serviços de reprodução

    Áreas públicas

    Área de controle

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão e eliminação

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Notas de manutenção

        Pontos de acesso

        Pontos de acesso

        • Artes e Cultura (Thematic area)