O Acervo Artístico do MARGS, disponível no Acervo Online, reúne mais de 5.500 obras de arte, desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital e design, entre outras.
Essa coleção de arte do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras de artistas estrangeiros, da qual conta com nomes significativos da arte mundial.
O Acervo Documental do MARGS guarda e alimenta uma expressiva coleção de documentos sobre a história institucional, o meio das artes visuais e a atuação de artistas e agentes do sistema artístico.
Assim, além de documentos históricos e administrativos desde a fundação do MARGS, em 1954, o Acervo Documental se destaca também pelo expressivo conjunto de documentos relacionados à produção sul-rio-grandense de artes visuais, com especial atenção à biografia e à obra de artistas e demais profissionais com destacada trajetória e reconhecimento no circuito artístico. Os assuntos estão organizados segundo uma hemeroteca.
Quanto a coleção bibliográfica, é formado por volumes, catálogos de exposições, periódicos, álbuns e figuras. Há também uma coleção de vídeos e arquivos fotográficos.
Correspondência, de Alice H. Palmer, Assessora do Programa de Publicações Didáticas, para Tarso Dutra, Ministro, encaminhando em anexo, cópia do Acordo do MEC com a USAID, de 30 de junho de 1969. ass.: Evert T Little.
Relatório da Equipe de Assessoria ao Planejamento do Ensino Superior (EAPES). Acordo MEC-USAID. Rio de Janeiro, 30 de junho de 1968. s.ass.
Correspondência do Diretor do Escritório Regional da União Pan-Americana para Tarso Dutra, Ministro da Educação e Cultura, transmitindo mensagem de Washington que informa sobre encontros relacionados a execução dos projetos brasileiros do Programa Regional de Desenvolvimento Educativo e solicita indicação de responsável por projeto de educação técnica. ass.: ilegível.
Correspondência do Diretor do Escritório Regional da União Pan-Americana ao Professor Jairo Bezerra, transmitindo telex de Céspedes o convidando para preparar, junto a Clayton e Dezerega, o anteprojeto do programa multinacional de televisão educativa. ass.: Ilegível.
Minuta de resolução do Presidente da República designando membros da delegação brasileira na V Reunião do Conselho Cultural Interamericano. Redação resolução publicada no diário oficial. s.ass.
Correspondência do Diretor do Escritório Regional da União Pan-Americana para Tarso Dutra, Ministro da Educação e Cultura, transmitindo mensagem de Francisco Céspedes sobre data de reunião e representação brasileira na mesma. ass.: ilegível.
Correspondência, de Tarso Dutra, Ministro da Educação e Cultura, para Luiz Navarro de Britto, tratando sobre o empréstimo do BIRD e o auxílio pleiteado junto ao PNUD, para a erradicação do analfabetismo. s.ass.
Rascunho de carta de Tarso Dutra, Ministro da Educação e Cultura, para René Mahen, Diretor Geral da UNESCO, informando medidas tomadas pelo governo a respeito da alfabetização. ass.: T.D.
Carta, de José de Segadas Vianna, para Tarso Dutra, Ministro da Educação e Cultura, informando que foi indicado pela OIT, como único sul-americano a integrar o Comitê Misto Internacional OIT-UNESCO, incumbido de estudar a aplicação da Resolução aprovada pela Conferência Intergovernamental de Paris de 1962. Comunica que a todos os países signatários da Resolução, foi encaminhado pela Secretaria do Comitê, um impresso com quesitos para estudo da aplicação do Estatuto, mas verificou que o Brasil ainda não enviou o seu dossiê. Envia anexo, o informe nº CEART/I/1968/6, sobre a primeira reunião do Comitê Misto Internacional OIT-UNESCO. ass.: ilegível.
Correspondência, de Tarso Dutra, Ministro da Educação e Cultura, para Diretor Geral, comunicando sobre as medidas a serem tomadas ou já tomadas com vistas à comemoração do dia mundial de alfabetização. s.ass.
Projeto-piloto de Alfabetização Funcional no Brasil, vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, UNESCO, encaminhado por Pierre Henquet ao Professor José Nilo Tavares, integrante do Núcleo de Planejamento da Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura. ass.: Pierre Henquet.